A praia mais selvagem de Florianópolis também é considerada a mais bonita por moradores e turistas. Lagoinha do Leste é considerada misteriosa, já que há lendas de bruxas que a utilizam para rituais, pois a praia é de difícil acesso, chegando apenas de barco ou a pé. Verdade ou não, elas acertaram no cenário que é dos deuses!
|
|
Cercada por costões e morros da Mata Atlântica, há uma única praia de rara beleza. O mar que varia de azul turquesa e verde, tem poucas ondas e há formação de piscinas, ideal para crianças. A areia é fininha e muito branca, que com as cores do mar foram um lindo contraste. Para chegar ao local só de barco que atracam na Praia da Enseada, o único local onde é possível visitar. Só monitores do IPHAN podem guiar os turistas aos locais onde há sítios arqueológicos e há uma taxa para visita. Além disso, o passeio só é possível em dias bons e sem possibilidade de chuva.
|
|
Casas de luxo se misturam a casas tradicionais e simples na Praia da Daniela. Sua principal característica é a vegetação que invade a água do mar. Ela possui uma ponta de areia bem clara e fina, onde o mar tem todas as definições de uma baía e águas muito calmas, de temperatura morna. Sem a badalação de outras praias próximas, a Praia de Daniela tem poucos serviços e é mais propícia a caminhadas e para aproveitar as águas tranquilas. É perfeita para famílias e crianças, e para exercícios na areia. Na região não havia habitantes e nem construções, por ter um solo lodoso e úmido de manguezal, até que em 1970 foi autorizado o loteamento do local e a entrada de uma construtora para urbanizar ao redor da praia. Hoje há muitas casas de veraneio, além de poucos bares e comércio.
|
Santuário dos surfistas e local de diversas competições nacionais e internacionais, a Praia de Joaquina ou Joaca – para os mais íntimos – tem ondas bem grandes e fortes. Por isso, atrai um público mais jovem e esportista, apesar de também receber famílias interessadas nos banhos mais próximo à orla e na beleza de suas famosas dunas.
Há muitas rochas na praia a esquerda, com pedras enormes e de uma beleza singular. Ela é o lugar ideal para assistir ao pôr ou nascer do sol. A praia é uma das mais movimentadas em alta temporada. Suas areias são bem claras e finas, e o mar cristalino! Por ser aberta para o Oceano Atlântico e ter um relevo do fundo bem inclinado, há locais onde a profundidade aumenta muito de repente, a conhecida praia de tombo.
|
|
A praia mais badalada de Florianópolis alia agito, esporte, gente bonita e jovem para aproveitar o surf, ver e ser visto. Em suas encostas há rampa de decolagem de parapente, que incrementa ainda mais o visual. Com bares por toda a orla, restaurantes, música ao vivo e festas com DJ, a praia é animada não só no verão, mas até no inverno. No lado esquerdo da praia há uma parte voltada para o público LGBT. Porém, para o mergulho ela é considerada a mais perigosa. Suas águas possuem ondas altas e fortes, com características de tombo e são abertas para o Oceano Atlântico. A água é límpida e gelada, a areia é fofa e grossa como uma areia movediça (daí a origem de seu nome), com uma vegetação rasteira no entorno. Para chegar até ela é necessário seguir uma pequena e simples trilha, saindo da rodovia SC-406. Há um estacionamento próximo também para quem deseja ir de carro.
|
|
A Praia da Galheta é a única do local para o naturismo. Ela está localizada no Parque Natural Municipal da Galheta e tem preservação permanente. Por isso é rústica e semideserta, com acesso somente por duas trilhas de dificuldade de média a difícil. Mesmo sendo próxima a praias movimentadas, ela mantém seu clima de paraíso o ano inteiro, até mesmo em alta temporada. Os naturistas a frequentam exatamente pelas suas características de discrição, desde os anos 70. Também atrai surfistas em busca de suas boas ondas, mesmo não sendo badalada como as outras. A praia tem muitas belezas com paisagens exuberantes causadas pela vegetação rasteira e as montanhas. Dentre esses encantos há pequenas vertentes de água doce que surgem dos morros ao seu redor, onde é possível uma ducha de água potável, gelada e limpa. Sua areia é branca, fina e o mar com águas cristalinas e moderadas, oscilando entre ondas e a falta delas. Foram os próprios naturistas quem lutaram pela criação do Parque Natural Municipal de Galheta, para que a preservação do espaço fosse permanente. É proibida a construção de qualquer imóvel e até mesmo camping. Assim como é proibida a entrada de veículos e animais domésticos.
|